Brasão da FCB

Museu de Arqueologia


Em Maio de 1999 abriu ao público a colecção de Arqueologia que se encontra no Castelo de Vila Viçosa. Este espaço expositivo foi inteiramente remodelado e modernizado, tendo as peças sido sujeitas a estudo, consolidação e restauro.

Vaso de vísceras - Egipto

A colecção é apresentada cronologicamente ao longo dos espaços que se distribuem pelo piso térreo. Embora todos os períodos estejam representados, é inegável o peso dos núcleos dedicados à presença romana, que aparece retratada nos vários aspectos do quotidiano, através do abundante espólio - sobretudo cerâmica - recolhido em inúmeras campanhas de escavação nesta região.

O espólio reunido resulta, na sua maioria, de trabalhos efectuados na zona do Alto Alentejo por António Dias de Deus e Luís Agostinho, funcionários da Colónia Penal de Vila Fernando. O volume e importância dos achados interessou Abel Viana, que organizou e estudou as peças e foi o responsável pela criação e organização do museu.

Podem igualmente ser vistas algumas peças que pertenceram às colecções arqueológicas reunidas pelo rei D. Luis I e elementos arquitectónicos de vários períodos que foram sendo recolhidos na sequência das sucessivas obras no património edificado de Vila Viçosa e arredores.

A visita ao Museu de Arqueologia do Castelo encontra-se integrada na visita ao edifício, que inclui igualmente o Museu da Caça.