Brasão da FCB

Património


O Sobreiro - D. Carlos de Bragança (1905)

Herdeira do património da Casa de Bragança, a Fundação tem uma componente agrícola muito acentuada, tendo origem na exploração florestal, sobretudo da cortiça, uma das parcelas mais significativas das suas receitas.

Em algumas das propriedades efectua-se a exploração da actividade cinegética, normalmente através de contratos com sociedades de caça. Na Tapada Real de Vila Viçosa existem populações de veados e de gamos, realizando-se caçadas em períodos e condições fixadas pela FCB.

As propriedades agrícolas e florestais da FCB situam-se no Alentejo, distribuindo-se por 13 concelhos, e ainda nos concelhos de Ourém e de Esposende. A maior concentração verifica-se no concelho de Vendas Novas, seguido pelos concelhos de Estremoz e de Portel.

Escola Agrícola D. Carlos I

Dando cumprimento ao desejo manifestado por D. Manuel II, foi estabelecida em Vendas Novas a Escola Agrícola D. Carlos I.

A escola está vocacionada para a formação profissional, Escola Agrícola D. Carlos I social e cultural no meio rural, e ministra cursos desde 1987.

O funcionamento é garantido pela Associação Técnico Profissional D. Carlos I, que gere a Escola Agrícola desde Outubro de 1996, com a qual a FCB celebrou um protocolo acordando a disponibilização do espaço, material logístico e equipamentos. Em Janeiro de 2001, foi celebrado um contrato de arrendamento entre estas duas instituições.

A escola dispõe de seis salas de aula, sala de informática, sala de mecanização, laboratório, biblioteca, refeitório, dormitórios com capacidade de alojamento para 80 formandos e uma área cedida pela FCB para a realização de prática simulada, onde estão instaladas duas estufas, pomares de citrinos e prunóideas e área destinada à cultura arvense. Toda esta área é de cerca de 2 ha .

Património Arquitectónico

A FCB zela pela pela preservação de um número significativo de edifícios, muitos dos quais com a classificação de monumentos nacionais.

O mais conhecido e importante é o Paço Ducal de Vila Viçosa, imponente exemplar de arquitectura civil que se insere numa praça quadrangular, que inclui:

Igreja dos Agostinhos- Panteão dos Duques;

Igreja das Chagas - Panteão das Duquesas;

Convento das Chagas - Onde está instalada a Pousada D. João IV

Paço do Bispo - onde se encontra o Arquivo da Casa de Bragança.


Porta de Évora - Muralha do Castelo de Vila Viçosa

O Convento das Chagas é actualmente a Pousada D. João IV, que mediante protocolo assinado com a Enatur, assegurou a recuperação e mantém a conservação do monumento.

Os 5 castelos que possue dão a dimensão do peso militar do ducado de Bragança na organização do reino, particularmente a Sul: Alter do Chão, Alvito, Ourém, Portel e Vila Viçosa, o mais emblemático pela sua ligação à Restauração e que oferece aos visitantes dois museus: o Museu de Arqueologia e o Museu da Caça.

São igualmente da FCB os edifícios que se encontram na Tapada Real de Vila Viçosa: Paço da Tapada e as Capelas de Nª Senhora de Belém, S. Jerónimo e Santo Eustáquio, bem como, em Vendas Novas, a Casa da Administração, na Quinta do Pessegueiro, e o Pavilhão de Caça na Herdade do Vidigal, onde também existe um tentadeiro para touros de lide.

A sede está instalada, desde Outubro de 2000, no Paço de Massarelos, em Caxias.




Topo